ATIVIDADES

Dentre as atividades do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional e Integração Regional, elencam-se aqui as principais:

• GRUPO DE ESTUDOS: Os membros do Grupo de Pesquisa que estudam na UFSC se reúnem num Grupo de Estudos semanalmente. Discutindo textos previamente escolhidos, busca-se aprofundar conhecimentos e desenvolver um debate acerca das questões trabalhadas pelos autores. O cronograma dos textos escolhidos para este semestre está disponível na seção Cronograma do site. Para saber como fazer parte do grupo, leia a seção membros.

• EVENTOS: A organização de eventos com palestrantes de outras instituições, nacionais e estrangeiras, é uma prática corrente utilizada pelo Grupo de Pesquisa. A troca de informações que esse tipo de evento permite realizar é fundamental para o andamento das pesquisas e principalmente para estimular um intercâmbio acadêmico de conhecimento. Para conferir os eventos dos quais o Grupo já participou/organizou acesse o link “Histórico”.

• INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Através do contato direto com pesquisadores do Grupo, busca-se o estímulo à pesquisa e à produção de conhecimento científico envolvendo temáticas de direito internacional. Desde a busca do tema até o desenvolvimento da pesquisa e sua posterior publicação em eventos e revistas acadêmicas, o grupo visa formar alunos pensantes e pesquisadores, sempre através da troca de experiências e estímulo recíproco. Ademais, com o forte intercâmbio acadêmico, ocorre a coleta de bibliografia em Universidades no exterior (em especial Itália, França e Alemanha), é possível a realização de uma pesquisa diferenciada com forte proeminência internacional.

• INTERCÂMBIO ACADÊMICO: A fim de estimular a troca de informações, conhecimento e experiências culturais, o Grupo Ius Gentium promove intercâmbios com as Universidades listadas em “Cooperação Internacional”. Os intercâmbios envolvem desde semestres letivos em Universidade Europeias até viagens mensais para pesquisa de campo. Além disso, é sempre no âmbito do Grupo que ocorre toda a orientação para os intercâmbios, troca de experiências e demais atividades que possam enriquecer as novas viagens.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.