Edição 2018.2 – Direito Internacional Público

WhatsApp Image 2018-02-07 at 17.26.17

O Ius Gentium – Grupo de Pesquisa em Direito Internacional UFSC/CNPq é responsável pelo fomento ao estudo de Direito Internacional dentre os estudantes da UFSC. Desde sua primeira edição, sob a coordenação do Prof. PhD Arno Dal Ri Júnior, dezenas de estudantes passaram pelo grupo para desenvolver seus estudos em Direito Internacional formando, hoje, uma gama de professores, diplomatas, atores em órgãos internacionais, entre outros.

Hoje, em sua 24ª edição e também sob a orientação da Profª. Drª. Aline Beltrame de Moura, o Ius Gentium continua se organizando a partir do seu método inicial: através de um grupo de estudos e um grupo de pesquisa. O grupo de estudos visa reunir estudantes para estudar um assunto específico por semestre, através de reuniões semanais, em que são relatados e discutidos textos pré-selecionados pelos monitores do grupo em conjunto com os professores coordenadores e disponibilizados neste site.

Os estudantes interessados nos temas trabalhados nos grupos de estudos podem conversar com os monitores do grupo sobre o desenvolvimento de pesquisas. Os monitores, mestrandos e doutorandos orientados pelos Professores Arno e Aline, possuem diferentes áreas de enfoque em suas pesquisas, de forma que, diferentes tópicos sobre Direito Internacional poderão ser desenvolvidos nas pesquisas dos membros do grupo.

Visando sistematizar essa pluralidade de assuntos abordados na temática de Direito Internacional, o Ius Gentium, a partir de 2018, se organizará de forma a abordar temáticas de Direito Internacional Público e Privado anualmente.

O primeiro semestre do ano se voltou ao estudo de DIPr e neste segundo semestre voltaremos ao Direito Internacional Público!

Assim, convidamos a todos para a 24ª edição (2018.2) do Ius Gentium, cujo tema é “Desarmamento Nuclear: Entre a Segurança e a Não Proliferação”. Trataremos de armas nucleares e os regimes internacionais de controle, desarmamento nuclear, a política nuclear do Brasil, a jurisprudência da Corte Internacional de Justiça e a política nuclear do Irã, da Coreia do Norte e da Síria.  Traremos o prof.  Lucas Carlos Lima, doutor em Direito Internacional pela Universidade de Macerata na Itália, para uma palestra e uma armas nucleares no Contencioso Internacional e uma conversa sobre a carreira em Direito Internacional.

Sejam bem-vindos.