O GRUPO

Formado por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo de Pesquisa em Direito Internacional UFSC/CNPQ – Ius Gentium –, tem por objetivo estimular e desenvolver pesquisas e estudos críticos sobre as influências de aspectos políticos, sociais e econômicos no direito internacional público. Além de desenvolver pesquisas e estudos marcados por uma abordagem político-filosófica e histórico-crítico do Direito Internacional, o grupo tem coordenado publicações e traduções de obras clássicas, entre outras atividades.

Além da elaboração de publicações contendo suas pesquisas mais recentes, através da editora da Fundação José Arthur Boiteux e da editora da Unijuí, o grupo tem publicado obras coletâneas contendo ensaios assinados por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direto da UFSC e por pesquisadores de universidades estrangeiras reconhecidos internacionalmente. Na Itália, em particular, pesquisadores do Grupo participaram da publicação da obra “Il diritto internazionale dell’ambiente dopo il Vertice di Johannesburg”, em colaboração com professores da Università degli studi di Roma I (La Sapienza) e da Università Guido Carli (LUISS).

O grupo coordena a tradução e a publicação das obras que fazem parte da Coleção “Clássicos do Direito Internacional”. Trata-se de textos de valor inestimável produzidos por grandes juristas atuantes entre os século XV e XIX. Tal iniciativa se contextualiza em nível nacional como importante referência nos estudos de todos os ramos do direito. Nos últimos anos, os pesquisadores do grupo publicaram obras de autoria exclusiva, contendo os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisa.

 

Certificado pelo Sistema de Diretórios de Pesquisas do CNPq:

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0043601VYH1WM2

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.