ATIVIDADES

Dentre as atividades do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional e Integração Regional, elencam-se aqui as principais:

• GRUPO DE ESTUDOS: Os membros do Grupo de Pesquisa que estudam na UFSC em outras universidades se reúnem num Grupo de Estudos semanalmente. Discutindo textos previamente escolhidos, busca-se aprofundar conhecimentos e desenvolver um debate acerca das questões trabalhadas pelos autores. O cronograma dos textos escolhidos para este semestre está disponível na seção Cronograma do site.

• EVENTOS: A organização de eventos com palestrantes de outras instituições, nacionais e estrangeiras, é uma prática corrente utilizada pelo Grupo de Pesquisa. A troca de informações que esse tipo de evento permite realizar é fundamental para o andamento das pesquisas e principalmente para estimular um intercâmbio acadêmico de conhecimento. Para conferir os eventos dos quais o Grupo já participou/organizou acesse o link “HISTÓRICO DE EVENTOS”.

• INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Através do contato direto com pesquisadores do Grupo, busca-se o estímulo à pesquisa e à produção de conhecimento científico envolvendo temáticas de direito internacional. Desde a busca do tema até o desenvolvimento da pesquisa e sua posterior publicação em eventos e revistas acadêmicas, o grupo visa formar alunos pensantes e pesquisadores, sempre através da troca de experiências e estímulo recíproco. Ademais, com o forte intercâmbio acadêmico, ocorre a coleta de bibliografia em Universidades no exterior (em especial Itália, França e Alemanha), tornando possível a realização de uma pesquisa diferenciada com forte proeminência internacional.

• INTERCÂMBIO ACADÊMICO: A fim de estimular a troca de informações, conhecimento e experiências culturais, o Grupo Ius Gentium promove intercâmbios com as Universidades listadas em “COOPERAÇÃO INTERNACIONAL”. Os intercâmbios envolvem desde semestres letivos em Universidade Europeias até viagens mensais para pesquisa de campo. Além disso, é sempre no âmbito do Grupo que ocorre toda a orientação para os intercâmbios, troca de experiências e demais atividades que possam enriquecer as novas viagens.

Além da elaboração de publicações contendo suas pesquisas mais recentes, através da editora da Fundação José Arthur Boiteux e da editora da Unijuí, o grupo tem publicado obras coletâneas contendo ensaios assinados por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direto da UFSC e por pesquisadores de universidades estrangeiras reconhecidos internacionalmente. Na Itália, em particular, pesquisadores do Grupo participaram da publicação da obra “Il diritto internazionale dell’ambiente dopo il Vertice di Johannesburg”, em colaboração com professores da Università degli studi di Roma I (La Sapienza) e da Università Guido Carli (LUISS).

O grupo coordena a tradução e a publicação das obras que fazem parte da Coleção “Clássicos do Direito Internacional”. Trata-se de textos de valor inestimável produzidos por grandes juristas atuantes entre os século XV e XIX. Tal iniciativa se contextualiza em nível nacional como importante referência nos estudos de todos os ramos do direito. Nos últimos anos, os pesquisadores do grupo publicaram obras de autoria exclusiva, contendo os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisa.