O curso tem por objetivo fornecer a pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito e dos demais programas envolvidos no projeto NEXUS/PRINT/CAPES, assim como operadores da área jurídico ambiental, um quadro atual, aprofundado e articulado da gênese e das políticas implementação dos 17 objetivos de Sustentabilidade Mundial previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e na Comunidade Internacional, contemplando com maior detalhe alguns temas específicos previstos nos 17 objetivos, tais como Paz, Liberdade, Acesso à Justiça, Produção e Consumo, e a conexão com aqueles previstos especificamente pelo projeto NEXUS intimamente ligados ao objetivos da ONU em favor da sustentabilidade, como Água, Energia e Alimentos. A estrutura do curso será composta palestras a serem ministradas pelos palestrantes convidados e deste ateneu e os temas contemplados no objetivo dividem-se em três eixos principais, ou seja, a “Promoção de sociedades pacíficas e inclusivas”, “Acesso à justiça” e a “Construção de instituições eficazes”.

Palestrantes:
– Paolo Palchetti (Universitè Paris 1)
– Claudia Storti (Università di Milano)
– Georges Martyn (Universiteit Gent)
– Cristiane Derani (UFSC)
– Arno Dal Ri Jr. (UFSC)
– Aline Beltrame Moura (UFSC)
– Diego Nunes (UFSC)
– Caetano Dias Correa (UFSC)
– Paolo Potiara A. Veloso (CESUSC)

Coordenação:
– Arno Dal Ri Jr. (UFSC)